Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Transmissão e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A gonorreia é uma das ISTs mais frequentes em nível mundial, afetando diversos indivíduos todos os anos. Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode comprometer qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode levar a danos à saúde. Neste artigo, trataremos sobre os principais sintomas, modos de disseminação, métodos de detecção e formas de cura da infecção gonocócica.
O que é a Gonorreia?
Essa infecção é uma patologia infecciosa que atinge especialmente as membranas do sistema genital, incluindo uretra, colo do útero, reto e garganta. Mesmo que tenha tratamento acessível, a demora no diagnóstico pode resultar em consequências graves.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem variar de acordo com o sexo, e, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os principais sinais são:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Inflamação na região da uretra
Nas Mulheres:
Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação obter mais informações dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Sintomas Adicionais:
A doença pode atingir a cavidade oral, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, desencadeando corrimento e prurido.
Formas de Disseminação da Doença
A maneira mais frequente de propagação ocorre por meio do contato sexual desprotegido, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, provocando conjuntivite neonatal.
Diagnóstico da Gonorreia
A detecção da doença é realizado por meio de testes clínicos, tais como:
Teste de urina: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
A cura depende da administração de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Entretanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.